Diagnóstico e tratamento da apneia de sono e ronco
O diagnóstico é feito por uma avaliação clínica detalhada, com questionários elaborados ao diagnóstico, estudo das arcadas dentárias e exames específicos como a polissonografia.
O tratamento do ronco e da síndrome de apneia e hipopneia do sono varia de acordo com a gravidade do caso e pode necessitar de uma intervenção com vários profissionais. Por exemplo, o acompanhamento com nutricionistas, nutrólogos, endocrinologistas e educadores físicos que conduzirão o paciente ao emagrecimento saudável.

Outros casos restritos a obstrução nasal devem ser tratados por cirurgias conduzidas por um otorrinolaringologista, ou pelo buco-maxilo-facial juntamente com a cirurgia dos maxilares. O otorrinolaringologista também pode realizar o tratamento clínico da Apneia do sono por meio de aparelhos como CPAP, que são aparelhos de oxigenioterapia.
Uma vez diagnosticado um retroposicionamento dos maxilares, a cirurgia ortognática é a indicação para esses pacientes, pois ela reposiciona anteriormente a maxila e mandíbula aumentando a via aérea.
Você sofre de apneia e está em busca de melhor qualidade de vida? Agende uma consulta de avaliação!