SERÁ QUE EU TENHO DTM?
Você é uma pessoa ansiosa? Aperta os dentes durante o dia? Acorda com uma sensação de cansaço no rosto? Possui vários episódios de dores de cabeça? Seus dentes estão desgastados? Range os dentes durante o sono? Sente dores no ouvido? Faz barulho quando abre a boca ou se alimenta?

VOCÊ JÁ OUVIU FALAR DE DTM?
A DTM, sigla dada para a disfunção temporomandibular, se refere a qualquer problema que envolva o sistema estomatognático (que envolve musculatura da face e articulação da mandíbula).
Alguns sintomas característicos dessa disfunção são as dores de cabeça, dores ou zumbidos em ouvido mesmo que já tenha sido descartado qualquer problema pelo otorrinolaringologista, estalos ao abrir a boca, travamento bucal, dores no pescoço ou em outros músculos da mastigação.
O QUE CAUSA A DTM?
Vários fatores podem levar a uma disfunção temporomandibular, como má oclusão, o bruxismo e apertamento dentário, além de outros hábitos como roer unhas e morder objetos.
Hoje a DTM está intimamente relacionada com o stress diário, ansiedade e depressão. Costumo dizer aos pacientes que a disfunção temporomandibular é o mal do século.
APARELHO DENTÁRIO TRATA DTM?
Não há nenhuma evidência científica que o tratamento ortodôntico é eficaz na DTM.
O hábito de ranger os dentes é involuntário, comandado pelo sistema nervoso, e, por isso, é considerado um distúrbio do sono. Sendo assim, não há nenhum tratamento odontológico que faça com que a pessoa pare de ranger os dentes, apenas conseguimos controlar essa condição.
O tratamento ortodôntico deve ser realizado apenas após o controle das dores em face.

QUAIS OS TRATAMENTOS PARA DTM?
Os tratamentos em sua maioria (cerca de 95% dos casos) são clínicos, devendo levar em consideração que a DTM compreende diversas condições e assim o tratamento deve ser individualizado para cada caso.
O tratamento clínico compreende o uso de placa oclusal estabilizadora (miorrelaxante), fisioterapia, alteração na dieta e medicamentos.
Outros tratamentos como agulhamento seco e tratamento com infiltrações também vem sendo aplicados para auxílio no controle das dores em face. Em alguns casos, quando a degeneração articular é mais severa, a viscosuplementação pode ser também ser utilizada.
Em 5% dos casos há a necessidade de se realizar procedimentos cirúrgicos para o reposicionamento do disco articular.
O QUE É A PLACA DE MORDIDA?
É um aparelho confeccionado em acrílico que é colocado sobre os dentes e que apresenta três funções principais:
- Proteger os dentes de se desgastarem em pacientes que apresentam parafunção, como o bruxismo (hábito de ranger dentes);
- Aliviar as articulações temporomandibulares das forças excessivas que se formam durante a parafunção;
- Induzir o relaxamento da musculatura, o que ocorre em apenas alguns casos.
A PLACA RESOLVE O PROBLEMA DA ARTICULAÇÃO TEMPOROMANDIBULAR?
Não. O ato de ranger e apertar os dentes pode ser controlado ou reduzido com o uso da placa de mordida, mas não há a resolução do problema. Pois o hábito parafuncional é fisiológico e comandado pelo sistema nervoso.
A PLACA É INDICADA PARA DOR DE CABEÇA?
A dor de cabeça pode ter inúmeras causas distintas. Feito o diagnóstico e constatada que a dor é de origem muscular ou articular, a placa pode ser um coadjuvante no tratamento, sendo que, geralmente, há também necessidade de medicamento ou fisioterapia.
A ANSIEDADE CAUSA DTM?
Sabemos que todo o mundo anda estressado com os afazeres do dia-a-dia. A tensão muscular é descarregada na face, que é quando começamos a ter a sensação de cansaço muscular, dores ao mastigar e abrir a boca.
O controle da ansiedade é determinante para o sucesso do tratamento de DTM. Encontrar medidas para alívio do estresse diário, como praticar exercícios físicos, escutar música ou outras atividades, podem ser importantes ferramentas para controle da ansiedade.
Em alguns casos, porém, a ansiedade deve ser tratada com medicamentos ansiolíticos receitados por um médico psiquiatra.

QUANDO O TRATAMENTO CIRÚRGICO É INDICADO?
Apenas 5% dos casos de pacientes que possuem disfunção temporomandibular necessitam de algum tipo de intervenção cirúrgica em ATM. Cada caso deve ser avaliado individualmente.
Se você se identificou com os sintomas listados neste post, agende uma consulta de avaliação!